Corredor Energético e Tecnológico ganha força com adesão de São Mateus do Sul e parcerias estratégicas
sexta, 13 de dezembro de 2024
Na foto, parte do grupo da Governança da ADETEC que participou da reunião com as lideranças de São Mateus do Sul - prefeita Fernanda, secretário de Desenvolvimento Carlos Chaves e vereador Omar Picheti, todos no retrato.
A Agência de Desenvolvimento do Corredor Energético e Tecnológico (ADETEC), um dos projetos estruturantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária (AvançAraucária), em parceria com a FAFEN, Parque Tecnológico SaberTec Lapa e UFPR, deu mais um importante passo rumo à sua formalização. Em visita ao município de São Mateus do Sul, representantes da agência garantiram apoio e participação ativa de lideranças locais, consolidando a governança regional com a tríade de municípios Araucária, Lapa e São Mateus do Sul.
A comitiva, composta por integrantes de Araucária, Lapa, UFPR e Secretaria de Estado do Planejamento, foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de São Mateus do Sul, Carlos Roberto Chaves, doutor em Engenharia Elétrica pela USP, interinamente também à frente da pasta de Educação. Chaves, após às devidas apresentações dos atores, ouviu atentamente as propostas apresentadas pela ADETEC e, após convite de Álvaro Pereira, coordenador do escritório de Projetos da UFPR, que liderou a comitiva, aceitou o convite para integrar o projeto.
Posteriormente, o grupo foi recebido pela prefeita reeleita Fernanda Sardanha, que também aceitou participar da agência, elogiando a iniciativa e seu potencial transformador. O vereador local, Omar Picheti, presente à reunião, validou a participação do município na ADETEC.
Dr. Simon Quadros, procurador-geral de Araucária e vice-presidente do Comitê Gestor do AvançAraucária, foi também um dos oradores na apresentação da ADETEC, assim como Célia Rocha, secretária de Parcerias Público-Privadas da Lapa; Marinho, da FAFEN / Petrobras; Evaldo, pela Secretaria de Estado do Planejamento; Alex, pela SINDIPETRO, além de Rafael Palenske, da FAFEN / Petrobras, doutorando em química, que falou sobre o estudo que está sendo realizando sobre a transformação de plásticos em fertilizantes e conectou outros possíveis projetos em troca de informações com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Chaves.
O professor Carlos Itsuo Yamamoto, presidente do LACAUT, um importante laboratório da UFPR de análise de combustíveis, foi figura chave na consolidação da parceria, reforçaram o compromisso com o desenvolvimento regional.
Marco para a inovação regional
A ADETEC busca integrar competências e potencialidades dos municípios participantes, promovendo um corredor energético, sustentável e tecnológico. A iniciativa conecta polos de inovação, como o Parque Tecnológico SaberTec, da Lapa; o Biotech Center, de Araucária; e o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (CENPES), de São Mateus do Sul.
Entre os principais benefícios estão o fortalecimento da economia, geração de empregos, avanço científico e tecnológico, promoção da sustentabilidade ambiental e maior integração regional.
Próximos passos e grandes expectativas
Com o estatuto social elaborado e amplo apoio de instituições públicas e privadas, a ADETEC deve ser oficialmente lançada em fevereiro de 2025. O evento marcará a consolidação da agência como referência em inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável no Paraná.
Além da parceria com São Mateus do Sul, a ADETEC planeja reuniões com os prefeitos Diego Ribas, da Lapa, e Gustavo Botogoski, de Araucária, já nos primeiros dias de 2025, para reforçar o compromisso coletivo na governança da iniciativa.
Compromisso com o futuro
O projeto reafirma o papel estratégico de Araucária, Lapa e São Mateus do Sul no cenário regional e estadual. A integração entre academia, setor público e privado e a comunidade será o alicerce para o sucesso da ADETEC, gerando impacto positivo trabalhando eixos como energia renovável e transição energética; economia circular e valorização dos resíduos; educação, pesquisa e inovação; proteção ambiental e saúde única.
Com apoio de diversas lideranças e instituições, a ADETEC representa uma oportunidade única de fortalecer a inovação e a sustentabilidade no Paraná, posicionando a região como polo de excelência.
Os atores que estiveram presentes na reunião em São Mateus do Sul foram os seguintes:
Galeria de Fotos
© Copyright 2025 AVANÇA ARAUCARIA
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Zion ACES