AvançAraucária fez visita técnica ao Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos
segunda, 17 de junho de 2024
Dentro dos projetos estruturantes que estão sendo construídos pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária - AvançAraucária, um deles é o Parque Tecnológico Biotech Center, que será levantado nas dependências da Tecpar. Com objetivo de conhecer e analisar as boas práticas do PIT SJC, identificar estratégias de gestão, infraestrutura e parcerias que possam ser adaptadas para o contexto local, também buscar referências de outros ambientes promotores de inovação, o AvançAraucária montou uma comitiva e realizou uma missão técnica para o PIT São José dos Campos, um dos maiores e melhores parques tecnológicos do país.
A missão técnica deixou Araucária no dia 23 de maio, logo após o almoço e fez viagem de nove horas até São José dos Campos, hospedando-se no hotel Faro, onde pernoitou. Na manhã do dia 24, a comitiva chegou ao PIT às 09 horas para o início da visita técnica.
VISITA TÉCNICA
O primeiro ato da visita técnica foi um bate papo entre a comitiva de Araucária e a equipe do PIT para alinhamento de expectativas, à frente Marcelo Nunes, vice-presidente de negócios; Alexandre Gouveia, diretor de negócios, além de Laís Torres, analista de desenvolvimento de negócios; Jean Nemanis, coordenador de projetos e novos negócios; e Ana Paula Cintra, especialista em GovTech e Smart Cities, entre outros importantes atores que conduziram o tour.
Logo em seguida da conversa de abertura, foram realizadas algumas apresentações sobre o PIT referentes ao Arranjo Produtivo Local – APL (cluster) de Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC e Internacionalização. Hoje o parque tecnológico atua em três clusters (APL), além do TICVale, também Brazilian Aerospace e AgroPolo Vale.
O próximo compromisso dentro da programação foi uma parada na maquete para análise “de forma holística” de toda estrutura que compõe o parque, pois não seria possível em apenas um dia visitar toda estrutura que tem quase duzentos mil metros quadrados, com cinco universidades residentes e espalhadas pela área, cinco centros empresariais com quase duzentas organizações e diversos auditórios.
Após o almoço, que foi realizado dentro do parque mesmo, pois possui diversas opções com praças de alimentação espalhadas pelo empreendimento, os atores de Araucária foram conhecer alguns dos centros empresariais passando, como destaque, pelo laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Embraer e o departamento de P&D da Nestlé, único fora da empresa no mundo, também conheceram a empresa Resix, que é um centro de inovação com laboratórios e área produtiva especializada no desenvolvimento de soluções para os mais diversos segmentos1 e que mostrou interesse em visitar e, posteriormente, se estabelecer no Parque Tecnológico de Araucária.
NEXUS, NÍVEL MÁXIMO DE MATURIDADE CERNE ANPROTEC
A delegação de Araucária conheceu também o Nexus, que é um ambiente para conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino, com programas de aceleração e incubação que acompanha startups desde a fase de ideação até escala, e programas que estimulam inovação aberta e conexão entre o ecossistema2. O hub do PIT é o primeiro do Brasil a passar direto para o nível máximo de maturidade do Cerne da Anprotec, assim conquista inédita, já que é a primeira vez, no Brasil, que uma incubadora passa diretamente para o nível máximo de maturidade.
Outra conquista importante, de acordo com o World Benchmark Study 2021-2022, realizado pela UBI Global, o Nexus ficou entre as cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo.
No Hub, a comitiva assistiu uma apresentação sobre todos os programas da Nexus, que começa desde uma primeira ideia até situações mais avançadas com empresas já estabelecidas, iniciando com Nexus Lab e na sequência passando pelo Nexus Growth, Nexus Scale Up, Nexus PD&I e Nexus Base.
CENTRO DE SEGURANÇA E INTELIGÊNCIA (CSI), UM CAPÍTULO À PARTE
Ainda pela manhã, possivelmente um dos momentos mais marcantes, foi conhecer o Centro de Segurança e Inteligência (CSI), que é um sistema de monitoramento inteligente realizado 24 horas por dia, captando imagens de toda a cidade de São José dos Campos, com mil e duzentas câmeras inteligentes, com reconhecimento facial implantadas e leitura de placas de veículos em todo município com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida à população. A cidade é referência na segurança por meio de videomonitoramento nas ruas, parques e praças e uso de tecnologia de ponta. O município foi um dos pioneiros do Brasil em câmeras de segurança implantadas nas vias públicas.
Participam na CSI a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), Agentes de Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Detran-SP e o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), da Polícia Militar.
Atualmente as bases de todos os integrantes do São José Unida, programa criado pela Prefeitura com o objetivo de evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade no município, contam com minicentrais que compartilham informações (imagens) em tempo real, aumentando a integração entre as forças de segurança e possibilitando maior agilidade nas ações. Em 2019 e 2020, São José registrou as menores taxas de homicídios, roubos, furtos, roubos de veículos e furtos de veículos dos últimos 19 anos. Em 2021 o programa se tornou lei municipal.
Com monitoramento constante, todas as imagens das câmeras ficam interligadas ao CSI (Centro de Segurança e Inteligência) por meio de links para tráfego de imagens. Através do controle semafórico, podem ser controladas as “ondas verdes”, além de regular os semáforos de modo on-line. Um sistema de videowall, montado no Parque Tecnológico, permite a visualização de todas as câmeras de monitoramento, de todos os recursos analíticos, do gerenciamento de gráficos e mapas e das imagens das câmeras dos radares3.
A comitiva de Araucária ficou encantada com tanta tecnologia e entende necessário nova visita técnica, desta vez com o pessoal da área de segurança de pública, para troca de experiências e uma possível implementação, nos mesmos moldes, no município de Araucária.
Como último ato, os integrantes de Araucária retornaram à sala de reuniões para mais uma apresentação, com o tema GovTech, que em resumo destacou o impacto do parque e as iniciativas da frente GovTech, que visa atender demandas de governantes e cidadãos através de inovação e tecnologia. O GovTech promove eficiência na gestão pública, transformação digital e apoio à sistematização de dados para políticas públicas, visando cidades inteligentes e sustentáveis. Entre os serviços oferecidos estão consultoria em normas ISO, capacitação em ESG e gestão de mudanças climáticas, com foco em inovação sustentável e governança colaborativa.
O PIT conta com 30 universidades conectadas e apoia 210 empresas residentes. Em 2023, foram gerados 17,6 mil empregos diretos e 13,1 mil indiretos, com um impacto econômico significativo: R$ 258 milhões em salários e R$ 12 milhões em impostos municipais.
Ao final da tarde, encerrada a visita técnica, a comitiva retornou a Araucária, chegando nas primeiras horas do sábado, dia 25.
COMITIVA DE ARAUCÁRIA
A comitiva de Araucária foi muito elogiada pela equipe do PIT SJC, pois, segundo estes, nenhuma visita técnica de fora da região teve tantos integrantes como Araucária, que contou com quatorze atores, todos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária.
Fizeram parte da comitiva:
Aécio Rodrigo Novitski – Presidente da ACIAA;
Ana Carolina Benelli – LINKED Data (Equipe técnica credenciada do Sebrae);
Fernanda Lopata – Gestora Sebrae dos municípios de Araucária, Balsa Nova e Campo Largo;
Jair Rodrigues Dias Junior – Secretário Executivo AvançAraucária
Juscelino Katuragi de Melo - Presidente do Comitê Gestor AvançAraucária;
Marcio Ricardo Marinho – Diretor Industrial (Fafen PR / Petrobrás);
Michele Riquetti Tesser – Gerente Regional Leste Sebrae;
Paulo Henrique Grochowicz – Gestor de Ecossistema de Inovação Sebrae;
Rafael Palenske – Diretor Técnico (Fafen PR / Petrobrás);
Ricardo Escher – Vice-presidente Comitê Gestor AvançAraucária (Conselheiro OAB);
Sendy Moreira da Silva – Secretaria de Ciência, Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Araucária (SMCIT)
Simon Gustavo Caldas de Quadros – Vice-presidente AvançAraucária (Procurador Geral do Município de Araucária);
Taciany Campos de Lima – Diretora de Ciência (SMCIT);
Viviane Nery dos Santos – Diretora de Desenvolvimento Econômico de Araucária.
REFERÊNCIAS:
1 Resix. Disponível em: https://resix.com.br/
2 Nexus. Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos. Disponível em: https://pitsjc.org.br/nexus/
3 CSI – Centro de Segurança e Inteligência. Prefeitura de São José dos Campos. Disponível em: https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/protecao-ao-cidadao/csi/
Galeria de Fotos
© Copyright 2025 AVANÇA ARAUCARIA
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Zion ACES