AvançAraucária realizou segunda plenária do ano

quinta, 18 de abril de 2024

A segunda plenária de 2024, realizada no último dia 04, contou com mais de trinta integrantes, entre membros titulares, suplentes e convidados. Após a abertura oficial do presidente Juscelino Katutagi e apresentação individual de todos os presentes, foi dado início ao período de apresentações.

 

A primeira indústria a fazer sua apresentação foi a multinacional, de origem alemã,  Impress Decor (https://blogbr.impress.biz/), que esteve representada pelo seu diretor geral Marciel Nogaroto, que contou um pouco da história da organização, sua ligação com Araucária, a estrutura e produtos produzidos na planta do município, investimentos realizados e os próximos passos da empresa com aquisição de máquinas, investimento total próximo de 80 milhões de reais e mais geração de empregos para a comunidade local, sempre prezando pela sustentabilidade, o que lhe garantiu a certificação Aterro Zero e o Selo Cima Paraná, entre outras. A Impress Decor produz papéis decorativos, finish foil, papéis impregnados, tintas para impressão de papel decorativo e aditivos

 

A segunda apresentação ficou por conta da Technocoat (https://technocoat.com.br/), empresa familiar fundada em 1991, com quatro plantas, a matriz em Araucária, duas em Telêmaco Borba e a última na cidade de Otacílio Costa (SC). A organização produz barreiras industriais, bulasoap, coldpaper, laminação industrial, revestimento de barreiras, techslip, technowrap, techlogo, technotray, technofoam, technobag e tubetes, além de acabamento para finalização de produtos, como corte de papel, rebobinamento e impressão flexográfica. Focada também na área de sustentabilidade, a Technocoat é uma das únicas empresas licenciadas com produto cem por cento reciclável, também possui certificações ambientais FSC, além de ISO 9001:2015. Em momento de expansão, a empresa pretende colocar em prática vários projetos, com alguns milhões de reais em investimentos, inclusive geração empregos. A apresentação ficou por conta do CFO da organização, Cleiton Kreich.

 

Na sequência, ainda no período de exposições, a ACIAA apresentou o livro que está escrevendo e que irá contar a história do município e dedicará algumas páginas também a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária – AvançAraucária, com previsão de lançamento no mês de novembro.

 

PARQUE TECNOLÓGICO

No período reservado sobre o acompanhamento das ações efetivadas pelo AvançAraucária, o Parque Tecnológico Biotech Center ganhou destaque, pois o projeto foi submetido à Fundação Araucária e Separtec, com edital prevendo verba de 200 mil reais para parque tecnológico, na categoria “Em Planejamento”, caso de Araucária. Um dia após a reunião plenária, a Fundação Araucária divulgou resultado parcial, em que o Biotech Center foi considerado elegível, ou seja, com a documentação enviada aprovada pela instituição.

 

Ainda na apresentação sobre as ações em torno da submissão do projeto Biotech Center à Fundação Araucária, foi relata a realização de uma reunião de alinhamento entre Prefeitura de Araucária, Sebrae, AvançAraucária e Tecpar (veja matéria completa sobre o encontro no site do AvançAraucária – (https://avancaraucaria.com.br/noticia/avancaraucaria-tecpar-prefeitura-de-araucaria-e-sebrae-juntos-pelo-parque-tecnologico) em que foi renovado um protocolo de intensões entre Tecpar e Prefeitura, mas ainda serão necessários novos encontros para definições de outras ações, com criação de uma pessoa jurídica para fazer a gestão do parque, assim como os procedimentos ligados ao Biotech Center.

 

Entre alguns dos parques tecnológicos que serão utilizados como referência para o Biotech Center está o Parque de Inovação Tecnológica e São José dos Campos. A primeira reunião com o PIT São José dos Campos, um dos poucos com nota máxima no credenciamento junto a ANPROTEC, já ocorreu e agora outros estudos ocorrem com o Parque Tecnológico Itaipu; BioTIC, de Brasília; e Pollen Parque Tecnológico e Científico de Chapecó, além do Biopark, de Toledo, em que já tem reunião marcada para o dia 24 de abril.

 

Fernanda Lopata, representando o Sebrae, complementou que, além das diversas instituições de ensino na cidade, está chegando também em Araucária o IFPR, com muitos cursos técnicos e graduações, com corpo técnico de alto nível com mestres e doutores, que poderão reforçar a área de pesquisa e desenvolvimento do Parque Tecnológico Biotech Center.

 

FÓRUM GERAL DE INSTITUIÇÕES LÍDERES

No período de apresentação de ações, o presidente Katuragi falou da realização do Fórum Geral de Instituições Líderes, previsto no regimento e que se refere a uma espécie de apresentação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária, mostrando as ações realizadas, sua missão, visão de futuro, a importância da cidade ter um conselho de desenvolvimento, entre outros temas, para outros grupos que não fazem parte do AvançAraucária, mas que são importantes para a construção de um futuro mais próspero, como lideranças religiosas, presidentes de associação de moradores, sindicatos e associações das mais diversas. Foi sugerido, e aceito pelos membros da plenária, o dia 13 de junho, data especial em que que o AvançAraucária completará cinco anos de existência. Alguns locais para a realização foram citados como OAB, AECIAR, Câmara de Vereadores e Auditório Zilda Arns, na Repar e, inclusive, com aval da Fafen, que esteve presente na plenária. Ao final, as discussões caminharam para a realização do evento no “Zilda Arns”.

 

Katuragi ainda informou que a lei 3484/2019, que instituiu o Conselho de Desenvolvimento Econômico deve sofrer alteração, com acréscimo de entidades, como TECPAR e Sindipetro, assim como a publicação de decreto que nomeará todos os membros titulares da plenária.

 

CONVIDADOS

Além das empresas que fizeram apresentação, outras organizações convidadas estiveram presentes, casos da Fafen e Terra Nostra. A Fafen, convidada para a reunião plenária, esteve presente e em sua fala colocou como uma necessidade para Araucária a construção de um polo petroquímico, uma realidade já estabelecida no Rio de Janeiro e na região Nordeste do país. Carlos Bernardini, que ao lado de Ricardo e Juliane representou a Fafen, deixou claro a emergência de capacitação técnica local, afinal, na Petrobras, quase noventa por cento dos colaboradores são de fora, principalmente de Curitiba.

 

No caso da retomada das atividades da Fafen serão gerados mais de cinco mil empregos diretos e indiretos, com um ciclo envolvendo outras empresas do município, inclusive com pretensão de implementar uma ala de resina, além da reengenharia de garrafas pets para fertilizantes.

 

A empresa Terra Nova Regularização Fundiária, na ocasião representanda pelo senhor André Albuquerque, falou sobre as ocupações irregulares, principalmente nos bairros Capela Velha e Passaúna.

 

A organização também fez mediação de conflito em uma área de propriedade da empresa Cibraco e que hoje tem mais duas mil famílias morando. Em 2018 foi feito acordo entre a empresa e os moradores, que hoje pagam indenização e mantem-se estabelecidos no local de forma regular. Este apenas um dos exemplos de soluções encontradas pela Terra Nova na de resolução de problemas de ocupação irregular.

 

André cita, ainda, que o município tem várias áreas livres permitindo acesso planejado, mas é um desafio e que deveriam ser elaborados pré-projetos. Na outra ponta, em algumas situações, às famílias gastam mais de cinquenta mil reais para construir em área irregular e torcem para não serem despejadas.

 

PALAVRA LIVRE

No período da palavra livre, diversas foram as manifestações, como do jornalista Odenir Colombo, convidado para a plenária, que falou sobre a importância da Fafen, também sugeriu que a OCEPAR fosse convidada a participar do AvançAraucária, pois é uma das maiores intermediadoras de crédito do Brasil.

 

Dr. Simon, procurador geral do município e vice-presidente do Comitê Gestor do AvançAraucária, fez diversas explanações durante a reunião, uma delas sobre o incentivo a retomada da Fafen, assim como colocou o Conselho de Desenvolvimento Econômico à disposição da empresa Technocoat para auxiliar em ações da empresa junto ao município, também da aproximação do Avança com a OCEPAR e, ainda, falou sobre a articulação junto ao presidente da FECOMÉRCIO, Darci Piana, para trazer  estruturas do SESC / SENAI para o município, o que foi corroborado por Edson Guariza, que representou a FECOMÉRCIO na reunião plenária.

 

A FIEP, na pessoa de Luciana, disse que os cursos que a instituição desenvolve no município são mais voltados para assistente administrativo e auxiliar de linha de produção e sabe da necessidade do empresariado local para cursos técnicos indústrias, mas hoje não possui espaço para cursos voltadas a estas grandes empresas. Esta uma preocupação também do Conselho de Desenvolvimento Econômico que busca alternativas para trazer de volta ao município o colégio SESI, além de estruturas do SESC / SENAC.

 

A próxima reunião plenária ficou definida para acontecer na ACIAA - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária, dia 26 de abril, última sexta-feira do mês. Já estão agendadas apresentações das empresas Parnaplast e Fafen.

 

AVANÇARAUCÁRIA

O AvançAraucária - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária foi criado através de Lei Municipal 3484/2019, o qual possui caráter deliberativo e consultivo, para elaborar e monitorar o planejamento estratégico, formular e fazer executar as políticas, programas e projetos voltados ao desenvolvimento econômico sustentável do Município.

 

O AvançAraucária é composto por entidades representativas e que envolve uma aliança estratégica entre o poder público, iniciativa privada, sociedade civil organizada e instituições de ensino.

 

A governança do Conselho tem a seguinte composição: Plenária; Comitê Gestor; Câmaras Técnicas e Secretaria Executiva.

 

PRESENTES

Estiveram presentes na segunda reunião plenária de 2024:

 

COMITÊ GESTOR

Juscelino Katuragi – Presidente.

Simon Gustavo Caldas de Quadros – Vice-Presidente (Procurador-Geral do Município).

Ricardo Escher – Vice-Presidente (representante OAB).

Luiz Roberto Henriques Zaia – Vice-Presidente (representante SEBRAE).

Jair Rodrigues Dias Junior (Secretário Executivo).

 

MEMBROS DA PLENÁRIA

Marcos Tokarski – Titular (ACIAA).

Daniel Francisco Roberto – Titular (ACIAA).

Giuliano Gomes – Suplente (ACIAA).

Marinalva Melo – Suplente (ACIAA).

Lenice Alberton – Suplente (ACIAA).

Fabrício de Lima Gomes de Melo – Titular (Secretaria de Finanças).

Viviane Nery dos Santos – Suplente (Secretaria de Finanças).

Anderson Tedesco – Suplente (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico).

Claudia Odette Torres Custódio Mainardes – Titular (AECIAR).

Thiago Greca – Suplente (AECIAR)

Fernanda Lopata – Suplente (SEBRAE).

Rogério Moreira de Oliveira – Suplente (TECPAR).

Luciana Delasunção (FIEP).

Adriana Reichle – Titular (Colégio COC – Representando o setor de Educação da iniciativa privada).

Edson Luiz Guariza – Titular (FECOMÉRCIO).

Rogério Pereira – Suplente (SINDIMONT).

 

CONVIDADOS

Carlos A. Bernardini (Fafen).

Ricardo Marinho (Fafen).

Juliane Bielak (Fafen).

Cleiton Kreich (Technocoat).

Guilherme Moro Domingos (Technocoat).

Michele Riqueti Tesser (Sebrae).

Ana Carolina Bevelei (Linked Data – Sebrae).

André Albuquerque (Terra Nova).

Marciel Nogaroto (Impress Decor).

Marcos Vicente (ACIAA).

Odenir Colombo (Jornalista).

Fonte:

Galeria de Fotos