AvançAraucária, Tecpar, Prefeitura de Araucária e Sebrae juntos pelo Parque Tecnológico

quarta, 27 de março de 2024

Estiveram reunidos no Salão Nobre da Prefeitura de Araucária integrantes do AvançAraucária, Prefeitura de Araucária, Tecpar e Sebrae, com objetivo de alinhar expectativas sobre a construção do Parque Tecnológico Biotech Center no município. Um tema sensível que vem sendo tratado desde 2019 e, ao que parece, caminha para um desfecho de sucesso, que neste caso representa a efetivação e construção do Biotech Center dentro do Tecpar.

 

O encontro foi conduzido pela Linked Data Consultoria, nas pessoas de Carol Benelli, mestre em tecnologia e sociedade e Kleber Kanuto, PhD em estratégias e organizações, com realização de diversas dinâmicas que ajudaram a entender a expectativa de cada uma das organizações referente ao parque.

 

Representaram o Sebrae, Fernanda Lopata, gestora territorial, Augusto Machado, coordenador do setor metalmecânica da Região Metropolitana e Weliton Perdomo e Michele Tesser, gerentes da instituição; pelo Tecpar, estiveram presentes o presidente Celso Kloss e Rogério Moreira de Oliveira; pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária - AvançAraucária - Juscelino Katuragi, presidente; Dr. Simon Gustavo Caldas de Quadros, vice-presidente do Avança e procurador geral do município, além de Viviane Nery dos Santos, da secretaria de Finanças e Jair Dias Junior, secretário executivo do AvançAraucária.

 

Após breve apresentação dos integrantes, cada um falou também sobre o que esperava para um horizonte de três anos e quais impactos seriam causados com esta expectativa referente ao Biotech Center, assim como os desafios que deveriam ser superados e quais pessoas e entidades deveriam estar presentes neste movimento. O encontro, que deveria ter duas horas de duração, chegou a três, com muita troca de ideias e diversas definições, pela manhã e à tarde prosseguiu na sala de reuniões da presidência da Tecpar.

 

PARQUE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Por sugestão da Tecpar, através Rogério Moreira e do presidente Kloss, foi marcado para o período da tarde uma reunião com o pessoal do Parque de Inovação Tecnológica paulista, que estava expondo no Smart City Expo Curitiba.

 

A intensão foi buscar entendimento de como funciona todo o processo e a gestão do parque de São José dos Campos, que está em atividade desde 2006 e é gerido por uma instituição sem fins lucrativos, com participação da iniciativa privada, poder público e, inclusive, do prestigiado ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica e que no topo da hierarquia é comandado por um conselho administrativo com onze cadeiras.

 

O PIT Sãos José dos Campos tem certificação de Ambientes de Inovação, concedido pela ANPROTEC - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, com nota máxima. Apenas mais três parques possuem esta condição.

 

Com quase duas horas de troca de informações, o encontro foi bastante produtivo e vários insights surgiram para o desenho do Biotech Center, que deve estreitar relacionamentos com outros parques que sejam referência nacional para criar e estabelecer em Araucária as melhores práticas do país.

 

FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA

No último dia 25, o AvançAraucária submeteu projeto à Fundação Araucária para concessão de recursos financeiros não reembolsáveis destinados a fomentar os Ambientes Promotores da Inovação, neste caso para parque tecnológico, na categoria “em planejamento”, com verba de duzentos mil reais.

 

Neste primeiro momento a intenção é que a verba seja utilizada para um estudo de viabilidade jurídico e econômico, criando os alicerces que sustentarão o Biotech Center. No segundo semestre deverá ocorrer uma nova rodada deste programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação no Paraná, da Fundação Araucária e Separtec e se tudo der certo e o Biotech Center conseguir esta primeira verba de duzentos mil, há possibilidade de concorrer novamente, porém em uma nova categoria, “em implementação”, que nesta posição disponibiliza quinhentos mil reais.

 

Há muito trabalho pela frente, mas o importante é que Sebrae, Tecpar, Prefeitura de Araucária e AvançAraucária estão alinhadas no propósito de fazer o Biotech Center, nosso parque tecnológico, em médio / longo prazo um dos melhores ambientes de inovação do Estado. Inclusive, para o Parque Tecnológico Biotech Center foi assinado um protocolo de intenções entre Prefeitura de Araucária e Tecpar.

 

Nas fotos abaixo dois momentos. Pela manhã, no Salão Nobre da Prefeitura de Araucária com integrantes da Tecpar, Sebrae, AvançAraucária e Prefeitura de Araucária e à tarde, na sala de reuniões da presidência da Tecpar, em encontro com o pessoal da Parque de Inovação Tecnológico de São José dos Campos.

Fonte:

Galeria de Fotos